terça-feira, 4 de novembro de 2008

VI Evento Marketing Esportivo FEA-USP

Realizado pela Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairu (AAAVC - Atlética FEA-USP) e pela Promark-serviços da FIA, o Encontro de Marketing Esportivo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) consiste em um ciclo de palestras e debates de professores e profissionais da área, voltado para os professores e alunos de graduação interessados no assunto.

O evento já foi realizado em cinco edições: 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Nas três primeiras edições, cada palestra teve duração de uma hora, e em seguida foram feitas perguntas dos expectadores, durante 30 minutos.

Este evento tem tido apoio do PROMARK (Programa de Marketing de Serviços) da FIA (Fundação Instituto de Administração) vinculada a FEA-USP, programa este coordenado pelo Professor Marcos Cortez Campomar – professor titular da FEA-USP, ex-diretor da FEA-USP de Ribeirão Preto e coordenador do MBA de Marketing de Serviços da FIA.

Em 2003, contamos com a presença de José Carlos Brunoro (“A Trajetória e a Realidade do Marketing Esportivo Brasileiro”), Juca Kfouri (“Ética e Profissionalismo no Negocio do Esporte”), José Luiz Portela, ex-secretário de esportes (“A Reestruturação do Esporte no Brasil”), Walter Mattos, do jornal Lance! (“Os Desafios do Marketing e da Administração Esportiva no Brasil”) e a coordenação do Professor Marcos Cortez Campomar (“Uma Visão Acadêmica do Marketing Esportivo”).

Em 2004, participaram Sônia Francine, vereadora e presidente do Instituto Gol Brasil (“Políticas Publicas e o Instituto Gol Brasil”); Prof. Edison Ishikura, professor de contabilidade da FEA-USP (“Analise dos Balanços Financeiros dos Clubes de Futebol”); Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar, professor de marketing da FEA-USP (“Como Fazer um Plano de Marketing Aplicado ao Esporte”); e João Paulo Lopes, diretor de planejamento do São Paulo Futebol Clube (“Case do São Paulo Futebol Clube”) e José Luiz Capezzuti (“Promoção e Valorização de uma Marca por Meio do Esporte”).

Em 2005, os palestrantes foram Marco Aurélio Cunha (Diretor de Futebol do SPFC), com o tema “Futebol: Organização de um evento esportivo”; Ivan Guimarães (Diretor de Sports Marketing da UMBRO), falando do “Case Beach Soccer”; Magic Paula (Diretora do Centro Olímpico), abordando a “Gestão de Complexos Esportivos Públicos”; e Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar.
A quarta edição do evento veio em 2006 com um modelo diferente. Houve um tema central, “Patrocínio”, sobre o qual foi feita uma palestra introdutória com duração de cerca de meia hora. Em seguida, cada um dos convidados fez uma exposição sobre um assunto relacionado ao tema central, também com cerca de 30 minutos cada uma. E para finalizar o encontro, houve uma mesa de debates com todos os convidados participantes, cujo objetivo foi expor as várias formas de visão deste tema.

Essa edição contou também com a participação do Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar, proferindo a palestra de abertura, e com os convidados Pedro Navio (Diretor Nacional de Marketing da Red Bull – tema: “Benefícios e Riscos das Ações de Patrocínio para as Empresas”), Cacá Bueno (piloto de Stock Car – tema: “A Importância do Patrocínio para o Desenvolvimento do Esporte”), Amir Somoggi (consultor de gestão de entidades desportivas – tema: “Patrocínio Esportivo em Entidades Desportivas”), José Montanaro Jr. (ex-jogador e gerente de vôlei do Santander-Banespa - tema: “Relação entre a Imagem do Esportista e a da Marca Patrocinadora) e Beatriz Galloni (vice-presidente de Marketing da MasterCard – tema: “Como utilizar o Patrocínio para gerar Negócios”).

Em 2007, o tema central do evento foi “As atividades de marketing e a copa do mundo de 2014”. Participaram desta última edição, Silvio Luiz ( Locutor e comentarista esportivo da Rede Bandeirantes), Professor Doutor Marcos Cortez Campomar , Carla Dualib ( Sócia-proprietária da SMA Sports Agency), Salvador Parisi ( Presidente da Oakley para a América do Sul e Mestre em Marketing Esportivo) e Paulo Calçade (Comentarista Esportivo dos canais ESPN e da rádio Eldorado ESPN).

O encontro deste ano, que acontecerá no auditório da FEA-USP, localizado dentro da Cidade Universitária, ocorrerá no dia 13 de novembro no período da tarde e começo da noite.

O tema central deste ano será “ Marketing esportivo e a motivação dos atletas: Dinheiro ou Glória?”.